Endoscopia Digestiva Alta
O surgimento do endoscópio propiciou um grande avanço no tratamento das doenças gastrointestinais, ao permitir a detecção de úlceras, tumores (cânceres), pólipos e sítios de sangramentos ativos. Através da endoscopia podemos extrair amostras de tecidos (biópsias), remover pólipos (prevenção de câncer), dilatar áreas de estreitamento e interromper sangramentos em atividade.
A endoscopia é realizada através do uso de tubos flexíveis, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização aumentada e em cores do interior do trato digestivo. Endoscópios altos são introduzidos através da boca e permitem a visualização do esôfago, do estômago e do duodeno (primeira parte do intestino delgado).
O exame costuma ser muito bem tolerado – sendo realizado sob sedação venosa leve e anestesia tópica da orofaringe (spray) – e requer um período de jejum total (inclusive de água) mínimo de 6h e ideal de 8h.
Não é permitido dirigir nas 12h seguintes ao exame por causa da diminuição de reflexos que a sedação costuma gerar. A presença de um acompanhante, idealmente entre 18 e 65 anos, é necessária para a condução dos pacientes com segurança, uma vez que eles podem ficar sonolentos após o exame.
Após o uso, os aparelhos de colonoscopia são submetidos a uma exaustiva lavagem mecânica, incluindo a escovação de seus canais internos. Posteriormente, são submersos em uma solução contendo desinfetantes químicos e potentes esterilizantes, capazes de matar praticamente qualquer microorganismo vivo, incluindo aí o vírus da AIDS, os vírus das hepatites e bactérias patogênicas. Pesquisas na área médica revelam que a chance de uma possível contaminação é mínima, em torno de 1 em 1,8 milhões.
Pequenos também são os riscos de complicações, que existem por se tratar de um procedimento invasivo, mas são baixas em vista de todos os benefícios tanto diagnósticos quanto terapêuticos que a endoscopia pode proporcionar. As técnicas endoscópicas são bastante seguras, com baixas taxas de complicações, especialmente quando realizadas por uma equipe experiente como a da Gastromed.